26/03/2009

Cegos ou deficientes?


Hoje voltando para casa de ônibus, vi uma deficiente visual subir ao ônibus.

Um rapaz a ajudou na subida, mas o motorista quase fechou a porta em cima dela.
Quando ela se sentou, disse: Alguém me avisa quando chegar a Universidade?

Fiquei na minha e pensando sei onde é.

Ninguém se manifestou muito.

É complicada a nossa estranheza diante das deficiências...

Chegou o ponto e foi um corre-corre, muita gente levantando para ajudar, e ela tentando dizer que sabia descer do ônibus. Um senhor a segurando pelo braço e ela mais enrolada ainda pra descer.
Um Senhor Gritou: Calma aí Motorista que ela é cega!
Foi um vuco-vuco, mais atrapalharam do que ajudaram.

Faço louvações a presteza dos passageiros.

O que me intriga e me faz refletir, é a nossa falta de jeito e o nosso olhar diante do deficiente.

Muitas vezes os vemos muito mais deficientes do que realmente são!Nós os vemos como incapazes ! Fico abismada com nossas confusões, a nossa falta de estrutura e de orientação.

Percebi claramente que ela estava acostumada a andar sozinha, só pediu que a orientassem sobre o ponto, pq nesse sentido era a sua deficiência.

Ela desceu e foi andando na sua, para seu destino conhecido!

E eu continuei minha viagem pensando nos conflitos e desorientações de nossa sociedade!

Quem sabe um dia a gente aprende né?
Prestativos nós já somos!



3 comentários:

  1. É Realmente impressionante como estamos despreparados para esse tipo de situação, mas acredito que o principal motivo é a falta de informação, pois todos(ou a maioria) tem boa vontade, só não sabemos como agir em determinadas situações.!

    ResponderExcluir
  2. OI...

    Verdade...muito bom seu post

    Nos somos assim mesmo..
    acredito ki agente aprende...rs

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. É... boa vontade algum de nós já temos.
    Interessante observação garotinha. rss

    bkjs

    ResponderExcluir

 
© 2011 | Template por Silvia