29/07/2010

Quem não gosta de polícia é bandido?


Eu sou muito cabreira com a polícia militar do Rio de Janeiro, o que me incomoda demais, porque não devo nada a ninguém, nunca cometi crime algum... Então aquela tese de quem não gosta de polícia é bandido cai por terra comigo, porque definitivamente bandida é uma coisa que não sou, mas sou uma cidadã que veio da pobreza, da favela, do meio daqueles que vivem à margem da sociedade e para esses muitas vezes a única lei válida a do mais forte.

Tenho visto muitas reportagens a respeito do que aconteceu com o filho da CISSA GUIMARÃES, um fato lamentável, uma estupidez de todas as partes, uma drama que infelizmente só nos faz tirar um único proveito a denuncia aos policiais corruptos, porque se fosse eu teria virado asfalto e pronto e acabou, os caras estariam livres e o pai deles com menos dinheiro no banco, porque é isso que ocorre com a maioria das famílias da periferia que são vitimadas.

É uma pena que as coisas tenham que ter chegado a esse ponto para tentarem dar uma freada na polícia.

O fato é que sempre fecharam os olhos porque era só pobre que morria e era extorquido, era só Zé marmita que levava tapa e desaforo para casa, às vezes cansado de um dia de trabalho... agora a coisa tá ficando feia, porque liberaram demais e a corrupção policial está atingindo os altos níveis da sociedade, aí é toda hora na rede globo...

Só sei que eu tenho tanto medo de polícia quanto de bandido, porque eles sempre me demonstraram um grande desequilíbrio até na abordagem. Algumas vezes voltando da faculdade com um amigo da faculdade, depois de um dia inteiro de trabalho, o cara chegando em casa quase às 24hs era destratado.

O fato é que vivemos em uma sociedade extremamente corrupta e os que deveriam impedir a corrupção, são os primeiros a se venderem, aí a coisa chega nesse extremo que vemos hoje, uma desordem absurda!

Certa vez eu tive que prestar depoimento em uma delegacia, pois tive meu carro roubado e esse carro estava sendo usado por bandidos em assaltos, a minha atitude com o policial era tão ríspida que meu ex-marido na época marido, me deu um solavanco. Mas era algo involuntário, revolta pelas muitas cenas que presenciei de injustiças cometidas por eles dentro da comunidade em que eu morava... não é algo que eu alimento ou alimentei mas fruto do que vivi.

Há pouco tempo um dos rapazes que trabalha na CUFA (Central Única das Favelas) e que é um dos organizadores do filme 05 vezes favela, foi obrigado a ficar de cueca em plena Cidade de Deus para provar que não era bandido... esse tipo de coisa quando uma criança vê, um adolescente vê seu pai passar, marca!!!

Não sei onde vamos parar, mas hoje eu fiquei feliz ao ver a notícia de dois policiais que prenderam um rapaz que ofereceu R$ 19,00 para ter seu carro liberado (http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/07/jovem-e-preso-em-flagrante-no-rio-ao-tentar-subornar-pms.html). Se sempre fosse assim a realidade seria outra. Não sei se essa ação já é fruto da mídia escancarando a corrupção policial, mas de qualquer forma, uma das poucas vezes em minha vida eu bato palmas para esses policiais. Sei que acabar com essa corrupção não é assim, tem que haver intervenção do Estado, tem que ser feito algo... Mas já é um começo ver uma reportagem dessa. Tomara que seja uma de muitas!

5 comentários:

  1. Taí um assunto que gosto de falar. Tenho verdadeira aversão a polícia, todas pq vejho a corrupção em todas que atuam no Rio. É o cúmulo vc ser destratado, ser extorquido, desrespeitado na frente de filho, esposa, aliás pra que existe a polícia? Vejo muitos relatos de que a polícia é mal preparada, mal remunerada, mas todo mundo sabe disso e ainda assim ta cheio de gente entrando pra essas escolas de bandidos. Virar pm é o mesmo que tirar licensa pra matar, roubar, extorquir, essa´ea minha visão. Não conheço um pm que não seja corrupto. Vemos ae, soldadinho da pm que acaba de entrar ganhando o mesmo q eu andando de carrão, tendo casas de praia, como ele consegue isso com um salário de 1200? É uma grande mafia, onde o mau exemplo parece vir de cima.

    A questão do respeito por parte dos moradores de favela acho q vem daí tb, é akela questão talvez da reciprocidade, "os home" chegam na favela, bagunça geral, bate e depois que que nego reverencie? No cú né?

    Estamos entregues, nosso país está definhando, há muita coisa de ruim por aki, maus políticos, roubalheiras, nepotismo na política, assaltos, roubos, txs altas, pessoas sem ter o que comer, má distribuição interna de renda, falta de respeito, falta de reconhecimento, falta de valor as pessoas, assaltos, e blá blá blá. Acho q todo mundo conhece uma coisinha..

    Só pra constar, dia desses dois pms meteram a porrada num negro em Irajá pq este dirigia um carrocom docs vencidos. O cara naum tinh o dinheiro da propina exigida. Entrou no pau, detalhe: Na frente da própria mãe.

    Nosso país é mau visto até pelos de fora. Dia desses o Stalone que filmou um longa no Brasil, desceu o malho na gente falando que aki é uma zona, explodem td, atiram e matam e nós batemos palmas e que ainda lhes damos um macaco de presente.


    Ae, vem um "zé" faz uma campanhazinha publiticitária bonita comovente dizendo, o país ta uma merda, "mas sou brasileiro e num desisto nunca". Isso me dá uma raiva, fico mais puto ainda quando vejo um monte usando esse slogan idiota.

    O nosso país parece um país de Ienas. 80% ta comendo merda e ta rindo.

    Pais"inho" de merda esse.

    ResponderExcluir
  2. Também tenho um certo pé atrás com a polícia. Todo carioca deve ter. Até mesmo pela postura que eles assumem, sabe? Eles agem de uma maneira que eu julgo errada. Ameaçadora, se considerando superiores e detentores de todo o poder, acima das leis. É tudo a impunidade, com a qual querendo ou não nós também somos coniventes.
    Mas não sou de desistir dessas causas sociais, não sou de desacreditar que um dia a gente melhora =)
    :*

    ResponderExcluir
  3. Eu arranjava outros nomes, mas hoje sei que o que sinto por policiais é realmente medo... Todo dia tem historia de injustiça em todo país. Vergonha, odeio sentir receio por aqueles que deveriam dar um pouco de proteção. Raiva, Fico indignada em ser testemunha, mesmo que involuntariamente desse tipo de violencia. Perdi as esperanças...

    "Volta logo por favor, senhor"
    Chrigor

    ResponderExcluir
  4. Lília, ótimo texto, mas, como é triste essa situação, né? O Brasil precisa de mudanças, urgente.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. O fato e que o Brasil não esta preparando bem seus militares, para tais ações que eles exercem! A muitos militares bons, mas sempre haverá os corruptos, não da para peneira uma areia sem deixa passar nenhuma pedra.

    ResponderExcluir

 
© 2011 | Template por Silvia