15/09/2010

O que eu sou?

Sempre me pergunto o que eu sou agora...
Aliás o que eu sou desde que deixei de ter uma religião, porque eu não sou daquele tipo que diz qualquer coisa, só para dizer que é... sabe aquela resposta comum?
 
Qual a sua religião?
Católico.
De quantas missas você já participou esse ano?
Nenhuma! 
 
Vai te furincar meu irmão porque religioso é quem pratica uma religião, vamos ser coerentes pelo menos de vez em quando, pelo menos com as coisas práticas da vida... Ou você é uma coisa ou não é... o que é ser mais ou menos católico? Mais ou mesmo espírita? Mais ou menos budista?
 
Então eu fico aí procurando um termo em que eu me enquadre... Acredito em Deus incondicionalmente então não sou atéia e também não sou agnóstica... acredito em diversas manifestações de Deus...
Oxalá, Jah, Deus, Alá... para mim, isso é só denominação.... Deus para mim é a força, vibração e luz que move tudo... pode estar em qualquer lenda, credo, livro...o que importa para mim é senti-lo.
 
Posso dizer que tem algumas correntes ou filosofias de algumas religiões que eu me identifico, mas por não ser à favor de muitas práticas religiosas, de ser radicalmente contra a maioria dos preceitos religiosos, por não concordar com inumeras outras coisas e por gostar de catar aqui e ali o que considero que ajuda a minha fé... não tenho mesmo religião.
 
O que eu sou?
 
Eu li no google a seguinte expressão:
 
Que nome se dá, a uma pessoa que acredita em Deus mas não tem religião?
 
Resposta: Esperto!
 
 
hehe

11 comentários:

  1. Eu sou do tipo católica que nunca vai à missa...rs

    Acredito que um dia a física (a mais provável!) irá explicar deus!Já imaginou aprender sobre a lei divina nas escolas!

    Uma pena eu não estar mais aqui quando isso acontecer!

    bjs querida.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou esperto. Acredito em Deus e tenho religião, sou espírita praticante. Depois de andar por outras, foi no espiritismo que encontre resposta para várias de minha perguntas.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Achei sua definição dos fatos muito coerente. Tem a sua fé, mas não segue religião. Acredito que seja melhor assim. Você é uma pessoa leve, não uma fanática radical.
    Isso é uma coisa boa no ser humano. Essa serenidade em relação as coisas.

    Esta coberto de razão aquele que designou "esperto" para quem se enquadra nesses termos.

    Tamos aí,

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Passei para deixar um beijo nessa garata esperta! rs

    Eu sou cristã e dentro do possível procuro ser praticante. Cristão quer dizer pequeno Cristo, ou seja, alguém que pretende ser um represente do mesmo, grande responsabilidade!

    Não defendo nenhuma religião, nem a que sigo, na minha maneira de pensar acho que cada ser precisa ter uma experiência com seu Criador e entender a missão pela qual foi chamado a essa vida..

    Até mais!

    ResponderExcluir
  5. Ai amiga, só vc...
    Aos poucos, estou voltando para o Espiritismo. Não que algum dia tivesse deixado de aproveitar ou acreditar. Mas, você sabe bem que andei em várias bandas nesse tempo. rss
    Mas, voltei as minhas leituras, quero voltar ao estudo do Evangelho no Lar e já achei um lugar ótimo (devidamente "Federado") para frequentar. rs
    Paz e Bem a todos independente de religião ou "esperteza"! rss

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. hahha Lilia, muito bom! Sou esperta também.
    Estes questionamentos me assolam com frequência. Já foi bem mais. Imagine um casal espírita, que se conheceu no trabalho mediúnico, que de repente faz encontro de casais na igreja católica e começa a participar dos trabalhos sociais da instituição? Eu adorava o trabalho, mas não me sentia em nada católica. Acho rezar terço um despropósito, mas não desrespeito quem gosta e acredita. Também já não me sinto tããão espírita assim. Acredito num pouquinho de cada, e desacredito em muito de todas. hehehe
    Agora estou relendo um livro: Servidão humana, que questiona essa ligação com os dogmas. É um romance, se não conhece, vale à pena. Nos faz refletir em tantas coisas! Escrevi quase um novo testamento... kkkkk
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Lilia,

    eu sou assim: respeito tudo e todos. Gosto de aprender e estudar o que vai surgindo no decorrer da minha vida e do que me cerca, as experiências que vou vivenciando a medida que vão surgindo, sem fazer disso uma ansiedade ou um ponto crucial da minha existência. Vou caminhando tranquila na minha espiritualidade e evolução , sem ansiedade , mas com muita atenção. Filtro, faço uma " colagem" que combine com o que penso, o que posso, com a lógica, concluo e ponto. Evidentemente que sendo assim não serei aceita em algumas religiões que acham uma heresia não seguir fielmente os seus dogmas, sem questionamentos e discussões. Sempre procurei cuidar, na prática, e dar atenção especial ao meu caráter, a minha moral, dignidade e comportamento corretos e ter consciência dos meus erros para corrigi-los ou me esforçando para tal. Há pessoas que precisam de um apoio religioso para a vida ( respeito e acho muito válido, claro).Cuido do meu caráter com fé e tenho fé quando conectada com o Divino e as coisas ligadas a espiritualidade. Tem dado mais que certo!



    Beijos e obrigada pela visita, Lilia. Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  8. és um como eu, eu sou cristão mas sem estar ligado a nenhuma instituição.
    acredito no novo testamento mas não em nenhuma igreja ou religião que só vilipendia os ensinamentos que deveria seguir. :)
    beijos**

    novo post em

    http://forcanamaionese.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Lilia,

    Gostei da definicao do esperto. Tb creio em Deus, mas não tenho religião. Acredito no pessoismo, ou seja, na energia de cada pessoa
    Bjo,
    Irma

    ResponderExcluir
  10. .

    Eu acredito em Deus, mas não
    tenho religião e isso é porque
    a religião não é uma assembleia
    onde se discute o duvidoso, mas
    onde se impõe leis. Como eu,
    ainda teria que dar uma parte
    do pouco que eu tenho em troca
    de coisa alguma, eu me recolho
    à minha santa ignorância enquanto
    saio por aí ajudando quando eu
    posso e quero, calando quando
    outros esbravejam, pagando a quem
    eu devo e o resto vocês já sabem;
    fica nas mãos de Deus.

    silvioafonso.




    .

    ResponderExcluir

 
© 2011 | Template por Silvia