27/09/2011

Hoje é dia de Cosme e Damião

Não quero entrar nessa discussão se Cosme e Damião são santos ou lendas, se são santos católicos ou macumbeiros, se coloca doum no meio ou não, eu só quero dizer que hoje é dia de Cosme e Damião e assim como sempre(desde que me entendo por gente) é dia de dar e receber doce!!

Ai que saudade da minha infância... hoje não teria aula...é isso mesmo, dia de Cosme Damião era dia de colocar a mochila nas costas e sair com a criançada toda pelas ruas do suburbio que parecia mais tranquilo do que é hoje. Não sei se era mais seguro ou se a minha mãe achava que em bando nada nos aconteceria, ahahaha, porque parecíamos um monte de esfomeados pela rua, só pegando doce, rodando todas as ruas do bairro, correndo para onde tivesse uma fila ou um bando de crianças amontodas e que houvesse um mísero sinal de distribuição de saquinhos...

Depois de um dia cansativo como esse, .. era só abrir os sacos, colocar tudo em uma bacia e comparar com minhas amigas... Qual a bacia mais cheia??? Sem brincadeira, por volta de 88, eu cheguei a encher três bacias de doce... ganhava bola, boneca, brigava na rua pelo cartãozinho e corria para não perder as entregas com hora marcada, reclamava se na minha vez o doce acabava! Saudadona!

Eu nunca imaginei que fosse sentir tanta falta daquilo... Como o simples muitas vezes se torna essencial! E agora depois dos 30, todo dia 27 de setembro é dia de nostalgia!

SALVE COSME E DAMIÃO!!

5 comentários:

  1. E eu ainda tinha dois amigos irmãos com os nomes dos santos... balas e doces... bons tempos.

    ResponderExcluir
  2. saudades de minha infância e as guloseimas ... delícia

    beijão

    ResponderExcluir
  3. Realmente, que saudade da minha infância.
    Gostaria de voltar no tempo pelo menos uma vez. rs

    ResponderExcluir
  4. Amiga, eu não saía muito atrás de doces porque minhas vizinhas sempre guardavam para mim e para meu irmão! mas, o que eu não deixava de ir era no "Centro da D. Jussara". Uma senhora antiga da vizinhança que sempre fazia uma mesa enormeeeeeeee de doces, balas, alegrias, risadas e muita energia boa! não sei se não tinha tanta implicância como hoje mas meus pais nunca me proibiram de ir lá e ao contrário da maior parte da minha geração (crianças vizinhas e colegas), eu sempre amei aquela senhora fortona de cabelo liso que andava "torta" pela rua e não perdia oportunidade de passar por ela e dar um sorriso. Espero que algum dia ela tenha conseguido entender o meu tímido "obrigada".
    Coisa boa lembrar disso agora... Belo texto!
    Beji Ibejada ou Salve Cosme e Damião! ;)

    ResponderExcluir
  5. To devendo um comentário que prometi, né? Semana retrasada estava na casa de uma Amiga e acredita que tinham dois sacos de doces sobre a geladeira ? Perguntei se eram da época e ela disse que não, apenas aproveitou o saquinho para guardar. mas ele estava com cara de papel há semanas na cozinha, sabe ? Meio amarelado de gordura "do ar". Enfim, lancei uma do tipo: "Sabe que amo doces, mas não quer me matar não, né?" ... rs. Parecia uma armadilha, quase um "boa noite Cinderela" dos tarados por doces. Mas sem me estender muito (rs) no fim do dia 27 ou nos próximos, a pracinha onde Eu e Amigos andávamos de carrinho de bilha ficava repleta de doces. Era nossa alimentação. Diziam que não fazia mal pq era para crianças mesmo. tinha Amigos que beiam até guaraná e comiam frutas. Não chegava a esse ponto. lembro até hoje quando encontrei um saco de biscoito presuntinho da Piraquê. Era o que mais comia na época. Tinha que ser meu, rs. Mas até hoje quando mandam entregar para a minha afilhada, eu dou uma olhada no saquinho para ver o que posso filar. Adorava abrir a saquinho e encontrar delicado, jujuba, zorro, bala de leite kids, caramelo Nestlé, suspiro, doce de amendoim e outros tantos. Tinham locais que ainda distribuíam pipas, normalmente, com senha. Caraca ... nesse momento está batendo uma crise de abstinência por doce, pois minha boca está ainda com o sal do bacalhau (isso que dá não escovar os dentes, rs). Bjs e dá uma atualizada aí no blog

    ResponderExcluir

 
© 2011 | Template por Silvia