03/01/2012

Mãos aos Livros!

Lendo o blog do meu amigo Vinicius (http://marcusviniciusnunes.blogspot.com), me veio a lembrança dos livros que eu li em 2011, contando com a ajuda do Skoob, consegui organizar as idéias.
No total foram 28 livros!
Não vou discursar sobre cada um deles, óbvio, mas vou listar alguns que eu indico!
Si que alguns livros podem ser chamados de velhos, mas quem chama um livro de velho ou passado não entende que a essência da leitura é justamente o contrário, a beleza da leitura está no fato dela ser atemporal!!!

E lá vamos nós!!!

Como sou apaixonada por biografias, essas vão ser minhas primeiras indicações:

 Coração Enfurecido - Ingrid Betancourt
Não há Silêncio que não termine - Ingrid Betancourt

O primeiro, relata o início da carreira política de Ingrid e toda a podridão possível dentro da política, sinceramente, eu pensei que estivesse lendo sobre o Brasil e não sobre a Colombia. O livro é realmente fantástico, leve, apesar do assunto ser pesado.





Já o segundo é o relato do período da Ingrid no Cativeiro, no início é um pouco cansativo, porque parece que ela não vai sair nunca dali, é uma sensação de sufocamento mesmo, mas vale a pena, para se enxergar a determinação que uma pessoa pode ter, como a vida de alguém pode mudar e a que limite o ser humano chega!



Outra biografia desse ano foi a do Lobão!
Como o próprio cantor, é super polêmica, mas trás uma visão ampla do mercado da música e das relações interpessoais. Vale a pena pelo conteúdo, pela dinâmica do livro, confesso que nunca  fui fã do Lobão, mas tenho que tirar o chapéu para esse livro!!!





Outro livro que eu super indico e que comprei sem entusiasmo, numa dessas banquinhas do metrô da Carioca:

Conversas sobre o Tempo - Luiz Fernando Veríssímo e Zuenir Ventura

Acho que esse livro foi um dos melhores entre os 28. Os dois abrem o verbo sobre o que pensam da vida, família, religião, morte, velhice e outros temas. O barato é que o livro é escrito no estilo entrevista, então perece que se está o tempo todo batendo um papo com esses dois e ouvindo posições de dois amigos que são totalmente adversos. Me apaixonei, entrou para os meus favoritos.



E por fim, um livro que comprei por R$ 5,00 também na banquinha do Largo da Carioca ( que leva dinheiro meu quase toda semana):

No Olho da Rua - Marcelo Antônio da Cunha

O livro relata sobre a vida em um dos maiores abrigos de Mendigos que já existiu no Rio de Janeiro. O relato é feito pelo Marcelo que foi diretor desse abrigo. Você se emociona, muda seu ponto de vista sobre um monte de coisas, se questiona, se vê no lugar de muitas daquelas pessoas e compreende que tudo nessa vida é relativo, o que é mesmo sanidade? O que é mesmo felicidade??
Leiam... esse livro realmente compensa!

Como disse, não dá para relatar tudo o que li... 

Queridos, mãos aos livros!!!

3 comentários:

  1. Lilia, como sempre você com assuntos bem legais, eu já estava com o livro da Ingrid na lista, agora lendo o seu post, priorizei ele...rsrsrs. Abs minha amiga!

    ResponderExcluir
  2. Já anotei todos, Lili!!!

    E prometo dividir minhas opiniões com vc.

    Me indica os demais. manda por email:

    odivadellas@gmail.com

    Beijos, linda!!!

    Verônica

    ResponderExcluir
  3. Oi Lilia
    Seu blog é um charme só ! demorei chegar porque esstou fora do Rio e minha conecção anda tão pequena que me cansa imaginar a espera pra sair de uma página rs
    Insistindo dá certo e venho desejar que 2012 seja melhor, mais humano e justo. Nada fácil mas bastante necessário, precisamos de mais generosidade e sobretudo mais honestidade.
    Tenhamos Fé e esperança!
    Gostei de tudo que li nos blogs anteriores e as dicas de livros são sempre oportunas, já que estamos de férias e acessando menos! rs ( isso aqui é danado pra tirar nosso foco dos livros né)
    Ganhei de Natal o Verissimo -"Em algum lugar do paraíso" voce imagina pelo nome as ironias que ele faz sobre o cotidiano , muito bom pra rir sozinha e deliciosamente... rs
    Adorei as suas dicas porque também sou fã de biografias e ja ando de olho na do Lobao.
    Adoro ler Lília , acho que como voce .
    Um grande verão ( que as chuvas nao deixam acontecer) e que seus dias sejam leves, bonitos e surpreendentes como seu jeitinho de ser.
    muitos abraços e beijos

    ResponderExcluir

 
© 2011 | Template por Silvia