10/01/2013

Enquanto uns morrem de fome....


Li uma matéria hoje que me chocou bastante, dizendo que metade da comida produzida no mundo vai parar no lixo. 

O artigo fala de produtos desperdiçados, antes mesmo de irem para a venda, mas fala também do desperdício após a compra dos produtos.Reportagem do Folha uol: link aqui

Não sei se você é como eu, mas me dá uma dor no coração quando o arroz azeda, quando o pão fica duro, quando um produto fechado vence lá em casa! Acontece? É claro que acontece!! Mas podemos ter mais cuidado!

Quando eu fui morar sozinha, a comida sempre azedava, mas devido a minha dor no coração, aprendi algumas coisas:

  • Arroz pode ser congelado, mesmo depois de cozido. Depois é só descongelar e colocar umas gotinhas de água.
  • O pão francês pode ser congelado fresco, enrolado no papel alumínio. Depois você pode colocá-lo direto no forno para o degelo, é só fazer uns furinhos e jogar umas gotinhas de água. Ele fica molinho, molinho quando sai do forno.
  • Não devemos comprar além do que vamos consumir, se você por acaso comprou e não usou, dê sempre uma olhada na validade e passe para outra pessoa antes que vença.
  • Extrato de tomate aberto pode ser congelado, eu sempre congelo porque uso bem pouco e se eu deixar muito tempo aberto na geladeira, ele mofa.
  • Não compre na promoção sem olhar a validade. Muitos dos artigos em promoção estão com um prazo curto de vencimento.
  • Pão de forma se colocado na geladeira, dura muito mais do que fora. Ele fica um pouco mais duro, mas se você deixá-lo degelar ou colocá-lo na sanduicheira fica uma beleza.
  • O leite é muito perecível, então se a sua família não consome uma caixa antes que o leite estrague, compre o leite em pó que tem maior durabilidade. Eu sei que o leite em pó é mais caro, mas pense que a sua economia vai pelo ralo quando você joga o leite azedo fora!
  •  Quem mora em lugares quentes, como euzinha que estou nesse Rio de Janeiro, em que a sensação térmica tem dias que chega a 45º graus, nunca deixe as panelas fora da geladeira. Com esse calorão, anda estragando tudo!!!
Essas são apenas algumas dicas, tem muito mais coisas que podemos fazer... 
Com tanta gente passando fome, principalmente no Brasil, é quase desumano jogar comida fora! Então vamos começar em casa... quem sabe você não economiza nos gastos com a alimentação que seria desperdiçada e até ajuda alguma Instituição de combate a fome!
Vamos pensar minha gente!! 

7 comentários:

  1. Gostei muito do que vi !
    Muito difícil encontrar espaços bacanas como este :_)

    Deixo o meu aqui caso queira dar uma olhada, seguir...

    http://bolgdoano.blogspot.com.br/

    Agradeço desde já !

    ResponderExcluir
  2. Odeio desperdício, totalmente! O de água é um dos que me irritam bastante também.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Lilia, assim como você, eu também sinto tristeza. No Brasil mesmo é só olharmos a quantidade de toneladas de produtos perdidos, principalmente verduras, frutas e legumes, para não enumerar todos. Enquanto isso, milhões de pessoas não tem o que comer. Quanta desigualdade.

    Bj

    ResponderExcluir
  4. Muito bom !!!!!
    A palavra DESPERDÍCIO já me causa náuseas !!!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom !!!!!
    Fico irritado quando sinto que o DESPERDÍCIO passou por aqui !!!
    Parabéns pela postagem !!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Os restaurantes não podem doar os restos de comida. Acho isso um desperdício sem fim. Belo texto. Bjos

    ResponderExcluir

 
© 2011 | Template por Silvia